terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Urbanístico

Esta não é ainda uma especialidade promissora para advogados recém-formados, mas pode se tornar nos próximos anos. Com o estatuto da cidade, conjunto de leis sancionado em julho de 2001, a questão urbanística deve ganhar mais espaço e, então, advogados especializados começarão a ser mais requisitados.



Formação profissional:
Quem se interessa por essa área e quer investir no futuro, esperando um crescimento da demanda, vai ter de estudar por conta própria ou buscar uma pós graduação.




Depoimento de profissionais na área:
“O brasileiro, de maneira geral, está preocupado com a degradação da qualidade de vida, daí a importância do direito urbanístico.”
Marcos Jordão Teixeira do Amaral Filho

“Não tínhamos quase nada sobre direito urbanístico. Em 1998, quando vi o estatuto da cidade, aí, sim, tive a certeza de que, pelos próximos 20 anos, vamos ter trabalho nessa área.”
Luís Portella Pereira

Direito Tributário

É possível encontrar profissionais especializados em apenas um tipo de tributo, federal, estadual ou municipal. Há aqueles que se dedicam apenas ao impostos diretos (PIS, Cofins, Imposto de Renda) ou aos indiretos (ICMS, ISS, e outros). Há ainda uma tendência de especialização por área, direito tributário em e-commerce, na área de energia, direito tributário internacional etc.. Esse grau de especialização é resultado de um sistema tributário complexo, com mais de três mil normas que sofrem mudanças quase diárias.

Formação profissional:
Na faculdade estar atento a algumas disciplinas pode ajudar, e muito. O direito tributário está intimamente ligado ao direito constitucional, administrativo e processual civil, mas também tem relação com o direito penal, direito civil entre outras áreas, tais como contabilidade econômica.
O advogado tributarista não fica somente na parte jurídica, tem que fazer analise contábil e fiscal, precisa ter conhecimento de gerenciamento empresarial. Se não sabe como as coisas funcionam, não consegue enxergar maneiras de reduzir os gastos com tributos.



Atuação profissional:
Um advogado tributarista cuida da instituição, cobrança e arrecadação dos tributos e atende não só empresas, da micro até a grande, como também pessoas físicas.
Em termos financeiro, muitos advogados apontam o direito tributário como sendo uma das áreas do direito mais rentável. Saber idiomas pode fazer diferença.

Depoimentos de profissionais da Área
“O direito tributário tem fama de ser uma área rentável porque briga com o governo no sentido de reduzir a perda dos cidadãos e empresas com o pagamento de impostos.”
Roberto Quiroga Mosquera

“Na graduação, a gente só recebe os conceitos gerais de tributário, não existe nenhuma faculdade de direito que forme especialistas em direito tributário. É preciso buscar formação complementar para trilhar uma carreira de sucesso na área.”
Gilberto Luiz do Amaral

Direito Trabalhista

Hoje quem pretende ingressar na área precisa ter consciência de que as coisas mudaram, as exigências são maiores para o profissional de direito trabalhista e as vitórias na justiça mais complicadas, especialmente para quem atua do lado do trabalhador.
Ao ingressar nessa área nos dias atuais, o advogado recém formado precisa estar ciente de que a questão do emprego no Brasil é muito grave.
Ao ingressar na área nos dias atuais, o advogado recém formado precisa estar ciente de que a questão do emprego no Brasil é muito grave e que a legislação trabalhista vem sofrendo processos de flexibilidade.

Formação profissional:
Um bom advogado trabalhista passa a buscar fundamentação para suas causas na ética e não apenas na CLT, como fazia antes. Por isso, um advogado trabalhista tem que se voltar para o direito trabalhista, mas, também, preocupar-se em buscar uma formação completa, porque, em diversos momentos, vai ter de lançar mão de outros ramos do direito, entre eles, o direito constitucional

Atuação profissional:
Uma boa maneira de começar a carreira é através de estágios nos grandes escritórios de advocacia trabalhistas.
O direito trabalhista sempre proporcionou um bom rendimento para os advogados.

Depoimentos de profissionais da Área
“O mercado de trabalho para advogados trabalhistas vive, hoje, uma retração porque os direitos sociais têm sido duramente atingidos. Se deixa de haver direito(garantido por lei), deixa de haver uma violência contra direito, e o numero de ações trabalhistas está decrescente já há alguns anos. E a queda no numero de processos, de 1997 para cá, comprova isso.”
Luiz Carlos Moro
“Eu acredito em boas faculdades, mas acredito, principalmente, no esforço pessoal, no talento, na capacidade de compreensão e percepção de que para se tornar um bom advogado trabalhista é preciso buscar a formação generalista.”
Luiz Carlos Moro

Direito de Telecomunicação e Internet

Para atuar como advogado nas áreas de telecomunicação e internet, ou se tornar um advogado de TI (Tecnologia da Informação), como são chamados esses profissionais, é primordial ser flexível e capaz de se adaptar a novas situações com rapidez. Nessa área, a tecnologia evolui de maneira acelerada, e as leis e regulamentações não se desenvolvem na mesma velocidade.

Formação profissional:
Quase sempre é preciso usar conceitos do direito civil, comercial e administrativo, por exemplo, para resolver as questões que aparecem. Não é importante estudar engenharia, mas o conhecimento técnico é importantíssimo na elaboração de contratos e também nas ações, não só para fundamentar a defesa, como para explicar ao juiz, que, muitas vezes, pode não dominar o assunto.

Atuação profissional:
Praticamente, todos os grandes escritórios contam, atualmente, com profissionais especializados na área, prontos para atender empresas de telecomunicações, de telefonia, órgãos e agencias reguladores, empresas de internet até empresas tradicionais que querem levar seus negócios para o universo virtual.
Há três caminhos para quem pretende atuar nessa área, podendo atuar no departamento jurídico de alguma empresa. Procurar uma colocação nos grandes escritórios de advocacia. E por fim, abrir seu próprio escritório e formar uma clientela.

Depoimentos de profissionais da Área
“A internet é um meio para as pessoas se comunicarem, fazerem negócios e estabelecerem relações jurídicas. O que o advogado precisa é adaptar os conceitos tradicionais do direito comercial, penal e civil a essa nova realidade.”
Rodrigo D´Ávila Mariano

“Cair na área de tecnologia circunstancial, ninguém sai da faculdade pronto. Eu fiz graduação na USP e havia somente as áreas clássicas do direito, mas acabei indo trabalhar em empresas e fui me especializando em informática e telecomunicações, quando ninguém sabia muito bem do que estávamos falando. Depois, decidi abrir meu próprio escritório e construí um pouco que sei.”
Fernando José Fernandes Junior

Direito do Seguro

Esta é uma daquelas áreas do direito que, por uma serie de fatores, de repente tomou uma nova dimensão e passou a ser atraente.

Formação profissional:
Embora a maioria dos estudantes de direito do Brasil saia da faculdade sabendo muito pouco sobre direito do seguro, hoje em dia já é boa a oferta de cursos na área. Quase todos são cursos livres, de curta duração, mas oferecidos por instituições importantes.

Atuação profissional:
Alem de estar vivendo uma nova fase, o direito seguro vem se revelando, do ponto de vista financeiro, uma carreira bastante rentável. Isso porque envolve não só casos individuais ou de pequenos grupos, como aquele consumidor que tem um plano de saúde e, de repente, descobre que para tal doença não tem cobertura, até questões mais amplas, envolvendo cifras elevadíssimas, como resseguro.
Quem escolhe o direito do seguro para fazer carreira pode atuar dos dois lados da questão, ou seja, pode ter como clientes empresas seguradoras e segurados.

Depoimentos de profissionais da Área
“Acreditamos também que a pesquisa vai crescer nessa área e temos percebido, através do instituto, que é grande o interesse de jovens advogados e estudantes de direito de todo o país.”
Ernesto Tzirulnik

“Comecei a trabalhar em um escritório que tinha como cliente uma grande seguradora. Logo me apaixonei pelo assunto. Embora seja uma advocacia de massa, é peculiar. Cada caso é um caso. Na há um modelo, é muito dinâmico. Tudo se resolve na perícia e na audiência. Infelizmente, eu não tive essa matéria na faculdade e depois penei para aprender, praticamente sozinha. Foi então que decidi fazer mestrado na área e estudar fundo o direito seguro.”
Tatiana Druck

Direito Sanitário

O direito sanitário é uma carreira nova e muito promissora. Há carência de profissionais especializados em direito sanitário, e uma outra vantagem é que no Brasil existe bons programas de especializações.
Ele virou moda depois que a constituição foi promulgada em 1988, por causa da universalização do direito à saúde.
Formação profissional:
Quem se interessa fazer carreira no direito sanitário pode aproveitar para conhecer bem quatro áreas que serão fundamentais no exercício da especialidade: direito do consumidor, direito penal, direito civil e direito administrativo. Quem deseja se dar bem na área precisa conhecer bem as legislações especifica e dominar a linguagem técnica.

Atuação profissional:
Tudo que envolve a saúde, no campo publico ou privado, envolve o direito sanitário. Vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, registro de medicamentos, incluindo os genéricos, registro de alimentos e outras questões intimamente relacionadas com o biodireito, como inseminação artificial, são alguns assuntos relacionados ao direito sanitário. Na esfera privada, o melhor caminho para atuar na área é trabalhar em escritórios grandes, com especialistas de varias áreas, ou nas chamadas butiques, pequenos escritórios especializadíssimos.
Junto ao poder publico, é possível atuar como consultor ou funcionário contratado.

Depoimentos de profissionais da Área
“As secretarias de saúde, estaduais ou municipais, precisam de um advogado especializado em direito sanitário.”
Lenir Santos

“Tenho alunos que fizeram especialização em direito sanitário e estão ganhando muito dinheiro em escritório de advocacia.”
Sueli Dallari

Direito de Propriedade intelectual

É denominado hoje de maneira mais ampla, incluindo não só o direito autoral, as chamadas criações do espírito, mas também marcas e patentes. Em outras palavras, o estudante ou advogado recém formado que se interessa por essa carreira vai ter de buscar por cota própria a formação exigida.

Formação profissional:
É muito importante ter facilidade com línguas, todos que se interessam pela carreira de direito de propriedade intelectual devem procurar ter experiência em outras áreas antes de se especializar. Isso depois vai ser um diferencial na carreira do advogado.

Atuação profissional:
Antes de optar por esta carreira, é preciso conhecer melhor o campo de trabalho. Vivemos a era da informação, por isso a propriedade intelectual está em evidencia, o que, certamente, torna a carreira mais atraente. Mas o campo de trabalho é restrito. Para obter sucesso, é preciso investir na formação e de destacar da maioria. Alias, como em todas as carreiras do direito e de outras profissões.
Um advogado especializado em direito da propriedade intelectual pode trabalhar para entidades de classe, empresas de entretenimento, associações de empresas, produtoras cinematográficas, emissoras de televisão, de radio, editoras, gravadoras, artistas, industrias, empresas de software, entre outros. Sem falar da internet, que se tornou um vasto campo de trabalho para advogados.

Depoimentos de profissionais da Área
“Quando houve o grande boom da internet nos anos 90, advogados recém formados passaram a ver o direito da propriedade intelectual com outros olhos. Mudou muita coisa com a internet e aumentou um pouco a demanda para nós advogados, porque há vários fatores de conflito.”
Ricardo Pinho

“Com a constituição, em 1988, o direito tributário viveu um excelente momento. O mesmo aconteceu com o direito da propriedade intelectual em 1996, com a lei de propriedade industrial e, em 1998, com a lei de direitos autorais.”
Gabriel Francisco Leonardos

Direito Previdenciário

Não é uma área nova, no entanto, a novidade é que esta começando a crescer no mercado a demanda por advogados especializados em direito previdenciário.
Outro detalhe importante que ajuda a tornar o cenário ainda mais atraente é que a previdência, no Brasil, vive um momento especial.

Formação profissional:
O advogado não precisa buscar, necessariamente, a especialização assim que sai da faculdade; muitos precisam começar a trabalhar. O importante, especialmente no direito previdenciário, é não se acomodar e buscar cursos e programas de pós-graduação que ajudem a ampliar o campo de trabalho do advogado.

Atuação profissional:
Destaca-se três grandes áreas de atuação dentro do direito previdenciário. A começar pela previdência privada fechada; são os fundos de pensão de grandes empresas.oferece aos funcionários da empresa uma espécie de aposentadoria complementar. Um advogado pode atuar tanto do lado dos gestores de fundo, quanto do lado dos funcionários.
Já a previdência privada aberta; foi criada pelos bancos para complementar a aposentadoria publica. Pode ser cumulativa.o trabalhador paga um valor determinado por um período e depois começa a receber. Advogados especializados tanto podem trabalhar para os bancos como para os clientes desses bancos.
Por fim a previdência publica; é oferecida pelo INSS (Instituto Nacional Seguridade Social). Vive um desequilíbrio enorme entre arrecadação e despesa. Advogados especializados são requisitados por contribuintes insatisfeitos com o valor pago etc..

Depoimentos de profissionais da Área
“Posso dizer que é uma carreira promissora, também porque a previdência privada está crescendo muito no Brasil. Só para ter uma idéia de como as coisas são recentes, a legislação para previdência privada é de 2001. e estamos falando de planos de longo prazo, de 10, 15, 20, 30 anos; ao longo desse tempo, muitos problemas vão surgir, e as pessoas vão precisar de advogados especializados no assunto para brigar por seu direitos.”
Wagner Barela

“O mercado de trabalho está carente, mas de qualidade e não de quantidade de profissional na área.”
Pierre Moreau

Direito Penal

O direito penal envolve casos como homicídios, tráficos de drogas, crimes passionais etc.. Hoje nota-se muitos criminalistas importantes têm, atualmente, entre seus clientes, grandes empresas acusadas de crimes ambientais, tributários e até econômicos, e que precisa de um bom advogado criminalista que as represente.

Formação profissional:
É sempre preciso continuar se aprimorando, para estar em dia com as novas decisões, jurisprudências e sentenças. Um criminalista tem de estar antenado e conhecer todas as novas tendências para fazer a melhor defesa possível do seu cliente e permitir que, desse modo, a justiça seja feita.
Se por um lado, direito penal é uma carreira bastante tentadora, oferece bons rendimentos, projeção, sucesso, por outro, exige uma forte estrutura emocional. A questão ética para o criminalista adquiri contornos ainda mais fortes.

Atuação profissional:
Criminalistas, normalmente, atuam em grandes escritórios ao lado de conceituados profissionais ou fazem opção por abrir seu próprio escritório e ir, aos poucos, conquistando clientes.
No criminal o atendimento ao cliente é mais personalizado, a pessoa que está sendo acusada teme por sua própria liberdade e deseja em relacionamento mais estreito com seu advogado. Por isso o criminalista também deve estar preparado para esse tipo de contato mais intenso com seus clientes.

Depoimentos de profissionais da Área
“Desde a faculdade, já sentia que gostava de direito penal, no segundo e no terceiro ano sabia que era isso. Eu me apaixone ipelos casos, tive a sorte de ter um excelente professo, que falava do codico penal, mas dava exemplos com os casos. Logo percebi que o direito penal era a verdadeira advocacia.”
Adriano Salles Vanni

“Dependo do cliente, o preconceito pode aparecer e aí a alternativa é ter postura profissional.”
Adriano Salles Vanni

Direito de Negócio

Até há alguns anos, o profissional de direito se restringia basicamente à elaboração de contratos, mas, hoje, o advogado, especialmente nas grandes corporações, exerce uma função muito mais abrangente, participativa e decisiva.
Não basta somente entender o direito, é preciso dominar economia, finanças, contabilidade e acompanhar bem de perto o mundo em que vivemos

Formação profissional:
Tem que investir muito mais além da formação, dominar língua inglesa em geral e também o chamado inglês jurídico, pois, invariavelmente, vai redigir e/ou analisar contratos internacionais.

Atuação profissional:
Os rendimentos de quem atua nessa área também são promissores, especialmente para aqueles que investem na formação, com mestrado, doutorado e especialização no exterior. O mercado de trabalho para advogados de negócios vem crescendo nos últimos anos, com a aberturado país ao capital estrangeiro e, posteriormente, com as privatizações. E deve se tornar ainda mais promissor com a vinda de empresas estrangeiras para o Brasil.


Depoimentos de profissionais da Área
“O advogado de negócios, em geral, trabalha com grandes companhias, uma vez que são que estão envolvidas nas operações mais complexas.”
Marcos Chaves Ladeira

“Para quem gosta de trabalhar, a área de negócios é muito boa financeiramente. Posso dizer que estou realizando todos os desejos que eu tinha na faculdade.”
Marcos Chaves Ladeira

Direito de Mercado de Capitais

Uma área nova, com uma década de historia, mas já entre as carreiras mais promissoras do mercado do ponto de vista financeiro.
Mercado de capitais é a poupança disponível de um país, inclui o mercado financeiro propriamente dito e o chamado mercado financeiro propriamente dito e o chamado mercado de valores imobiliários, ambos disputam os recursos financeiros de investidores e empresas.
Normalmente, advogados especializados em mercado de capitais atuam em escritórios, preferencialmente os de maior porte, e prestam serviços para clientes diversos.

Formação profissional:
Uma carreira de sucesso na área de mercado de capitais depende de uma base sólida em direito e amplo conhecimento do mercado financeiro.
A carreira em mercado de capitais exige que o advogado mergulhe no mundo dos negócios, entenda o mercado de capitais exige que o advogado mergulhe no mundo dos negócios, entenda o mercado do seu cliente, o tipo de negocio que ele faz mais.
O advogado especializado em mercado de capitais precisa estar preparado para buscar soluções por outros caminhos, daí a importância de conhecer o negocio a fundo, dominar contabilidade, microeconomia, finanças, e somente legislação.

Atuação profissional:
Em termos financeiros, também parece não haver duvidas de que é interessante atuar em mercado de capitais. Para saber se gosta ou não da carreira , o ideal é fazer uma avaliação pessoal, verificando características e aptidões, e, em seguida, buscar um estagio na área.

Depoimentos de profissionais da Área
“O resultado financeiro para o advogado é conseqüência, é preciso gostar da carreira e não escolhê-la apenas por causa do dinheiro.”
Edmundo Nejm

“Um advogado que atuar que escolha atuar na área de mercado de capitais tem de ser capaz de, no meio de uma reunião, tirar do bolso uma calculadora HP e fazer um calculo.”
Ary Oswaldo Mattos Filho

Direito Médico

No Brasil, ainda são poucos os profissionais especializados em direitos medico, alguns deles se formaram médicos e, depois, decidiram estudar direito, exatamente para atuar em casos ligados à responsabilidade civil do medico. Mas atualmente, já nas faculdades de direito percebe-se um interesse maior pelo assunto.
Os conselhos de medicina estão mais severos, e os médicos estão precisando cada vez mais recorrer a advogados especializados para se defenderem ou até se prevenirem de futuros problemas.

Formação profissional:
É preciso conhecer profundamente três ramos do direito, quase sempre envolvidos na questão de erro medico: direito civil, direito penal e direito administrativo. É preciso que um advogado conheça a fundo a rotina de um profissional de medicina, o funcionamento de um hospital, de uma clinica e mesmo as orientações dos planos de saúde aos médicos credenciados.

Atuação profissional:
Em termos de rendimento financeiros, o direito medico é interessante tanto para quem atua na defesa do medico ou do hospital, quanto para quem defende o paciente, supostamente vitima do erro.

Depoimentos de profissionais da Área
“As indenizações vão aumentar à medida que os médicos tiverem seguro, assim como os hospitais já têm. Nos EUA, já vi advogados da Virginia achando muito baixas as indenizações de 1,5 milhões de dólares e pleiteando valores mais altos.”
Roberta Lana

“O medico é a parte forte na relação com o paciente, então ele é quase sempre considerado culpado e os médicos ainda não estão preparados para enfrentar situações desse tipo.”
Rosana Jane Magrini

Direito Internacional

Importações e exportações estão em evidencia no mundo inteiro, e há, a todo instante, um acordo sendo fechado entre duas empresas de paises distintos. Por outro lado, acordos e convenções internacionais, principalmente em relação ao comercio internacional, passam a ser de interesse de empresários. O campo de trabalho é grande, mas, como sempre, há certas exigências para quem pretende atuar com destaque na área.

Formação profissional:
Por ser uma disciplina do currículo básico, está presente em todos os cursos de direito, mas o que faz a diferença é a forma como é ministrado aos alunos.
Depois, com a globalização e com o advento do Mercosul, muitas empresas quiseram expandir sua atuação, e a demanda por advogados especializados nessa área cresceu.

Atuação profissional:
Pode se atuar como advogado empresarial para questão internacional: são profissionais que atuam no Brasil, mas estão envolvidas em questões que envolvem pessoas e empresas de diversos paises.
Também como advogada de empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil: não é novidade para ninguém que empresas estrangeiras planejam obter a maior fatia possível do mercado consumidor brasileiro e, por isso, estão instalando suas unidades no Brasil. A partir do momento de suas instalações, passam a necessitar de apoio jurídico, a ser dado por advogados brasileiros que tenham um bom conhecimento de relações internacionais.
Pode se atuar no direito internacional público: regula as relações entre os países, quando os representantes das nações se reúnem, discutem questões de interesse geral, criam regras, tratados e convenções. Um advogado que atua nessa área pode ser consultor, atendendo empresas ou setores da economia, para analisar acordos e verificar até que ponto influenciam o negocio ou a economia de maneira geral, ou, ainda, pode atuar nos conflitos.
E por fim, no direito internacional privado: é basicamente, o conjunto de normas de cada país que trata da aplicação da lei nacional em casos que envolvem pessoas de diferentes nacionalidades.

Depoimentos de profissionais da Área
“Hoje, o campo de trabalho é muito vasto, oficialmente, mais de 2 milhões de brasileiros vivem fora do país.”
Rui Décio Martins

“As vezes, há conflito entre as leis de dois ou mais países, e o direito internacional privado tenta responder.”
Rabih Nasser

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Imobiliário

Esta é uma especialidade em direito que sempre foi uma boa opção, tem uma demanda estável, e que, como todas as áreas, esta se tornando cada vez mais especializada e mais rentável.
Em algum momento de nossas vidas, todos nós alugamos, compramos ou vendemos um imóvel. Transações imobiliárias não param; mesmo nos tempos de crise continuam acontecendo, podendo ser até mesmo impulsionadas, e exigem a atuação de um advogado.

Formação profissional:
Quem quiser se destacar na área e atender clientes que façam negociações maiores, preferencialmente empresas, precisa buscar uma formação complementar. É preciso não apenas estudar por conta própria, mas também buscar cursos paralelos, muitas vezes de curta duração, que complementem o aprendizado, incluindo cursos sobre direito ambiental e direito urbanístico, que são áreas afins.
O código civil deve levar imobiliárias a contratar advogados ou escritórios especializados.

Atuação profissional:
Em termos financeiros igualmente há mudanças.nas grandes transações imobiliárias, as cifras envolvidas são bem maiores, por isso os ganhos de um advogado junto a empresa s tendem a ser maiores, especialmente quando entram em cena grandes empreendimentos.
O papel do profissional do direito imobiliário é examinar a documentação e trabalhar para que aquela transação seja segura. Buscam na verdade, evitar uma compra envolvendo um imóvel que está sendo executado judicialmente ou que não esteja regularizado, por exemplo.

Depoimentos de profissionais da Área
“Para atuar como advogado imobiliário é preciso conhecer direito do consumidor, direito ambiental, direito urbanístico e até as regras do mercado financeiro, empréstimos, forma de garantia securitização. Os fundos imobiliários, por exemplo, estão em evidencia, e a atuação empresarial do advogado acaba levando o profissional a dominar outras matérias.”
Rodrigo Cury Bicalho

“Hoje, dificilmente alguém consegue se destacar no direito sem ter uma especialização. Não dá mais para exercer a advocacia só com os conhecimentos básicos. A responsabilidade civil do intermediador da negociação imobiliária, o corretor, fica clara no código civil de 2002. em uma simples locação, compra ou venda, o corretor está envolvido e pode ser responsabilizado legalmente.”
Paulo Hugo

Direito Humanos

Quase todos que atuam nessa área fazem isso por ideal ou por vocação, com freqüência de forma voluntária, sem rendimentos, e exercem ao mesmo tempo a advocacia em outras áreas, onde, efetivamente ganham dinheiro.
Pouco a pouco, porém, essa situação começa a mudar no Brasil e no mundo: escritórios e organizações não governamentais já atuam no sentido de buscar fontes de renda e financiamento para custear suas causas e, assim, remunerar dignamente advogados especializados em direito humanos.

Formação profissional:
Uma das característica da área de direitos humanos é permitir uma dedicação parcial, ou seja, a atividade nessa área pode ser exercida paralelamente à docência ou mesmo à advocacia em outras áreas.

Atuação profissional:
Em alguns escritórios e escritórios e Ongs, nos EUA e Europa, os recursos para pagar os funcionários vêm de financiamentos, doações e parcerias. Advogados que atuam, mesmo no Brasil, como consultores de grandes entidades internacionais também conseguem receber quantias dignas pelos seus serviços.
Entretanto, a carreira de direitos humanos não chega a ser o que se pode chamar de uma carreira rentável. Nos últimos anos, a questão dos direitos humanos tem estado cada vez mais em evidencia e até de uma maneira mais ampla.

Depoimentos de profissionais da Área
“ Na área de direitos humanos, não vale a lógica tradicional dos honorários. As pessoas que precisam de advogados, nessa área, quase nunca podem pagar, por isso é preciso buscar uma outra forma de custear o trabalho do advogado.”
Tarcísio Dalmaso

“Quem busca enriquecer deve fazer advocacia empresarial. Quem ingressa na área de direitos humanos não está buscando dinheiro, quer sobreviver com dignidade, e pode até gerenciar a carreira de forma que dedique apenas parte do seu tempo aos direitos humanos.”
Tarcísio Dalmaso

Direito de Família

O direito da família nunca foi especialidade de muito prestígio entre os advogados. Aliás, a figura do especialista em direito da família é algo recente, tem cinco ou, no máximo, 10 anos.
As mudanças foram consolidadas, no entanto, só com a constituição de 1988. antes da constituição, o direito da família trabalhava sobre o tripé casamento- sexo- reprodução; todas as demais formas de família eram ilegítimas, incluindo-se aí os filhos gerados fora do casamento, que se quer podiam ser registrados.
A constituição atuou em três sentidos: determinou que existem outras formas de família, estabeleceu que todos os filhos são legítimos e ainda que homens e mulheres são iguais perante a lei. Com isso tudo a demanda por advogado especializado em direito da família cresceu.

Formação profissional:
O mercado de trabalho está precisando de bons profissionais, no entanto, o direito da família exige, como varias outras carreiras, atributos especiais daquele que pretende percorrer um caminho de sucesso.
Se por um lado, a demanda por advogado especializado em direito da família é grande, por outro, os clientes exigem bons serviços. Ou seja, quem se sente seduzido pela carreira de direito da família deve procurar uma formação complementar.

Atuação profissional:
A postura de um advogado de família é fundamental. É necessário estabelecer limites da relação cliente/advogado, o advogado jamais deve se envolver emocionalmente com o cliente.
A atuação em direito de família é diferente das demais áreas. A começar pelo tipo de atendimento que o cliente deseja, mas personalizado: quer estar em contato com o advogado, quando muito aceita a figura de um assistente. Mas, via de regra, se sente mais seguro quando é atendido pelo próprio advogado. Afinal, estão em jogo questões muito intimas, e os casos são únicos, diferente do que acontece, por exemplo, com direito previdenciário.

Depoimentos de profissionais da Área
“Assim como os padres e os psicanalistas, os advogados de família são profissionais de escuta. É pesado, e a interdisciplinaridade pode ajudar. Eu mesmo fui buscar na psicanálise de Freud apoio para minha atuação como advogado. Os juizes, diante de um caso de família, ouvem o psicólogo e a assistente social antes de decidir. Foi aí que nasceu a chamada psicologia jurídica.”
Rodrigo da Cunha Pereira

“O direito de família proporciona um padrão de vida razoável, mas não é uma carreira para quem deseja enriquecer.”
Antonio Ivo Aidar

Direito Eleitoral

Esta é uma área em franca expansão. Ganhou força com a redemocratização e ainda recebeu um grande impulso a partir de 1997, quando surgiu a legislação que definia as regras para as eleições em todas as instâncias: presidência, governos estaduais, prefeituras, assembléias, senado etc.. E o mais interessante: existem pouquíssimos advogados atuando em direito eleitoral, pelo menos por enquanto.

Formação profissional:
Para conhecer bem a área, antes de optar pela carreira em direito eleitoral, ainda na faculdade o estudante pode buscar em estágio, ou melhor, tentar fazer parte de uma das equipes de campanha dos grandes escritórios. Nada mais interessante que viver intensamente as semanas que antecedem a votação, para verificar se deseja, realmente, atuar na área.

Atuação profissional:
Ao contrario de que muitos pensam, o direito eleitoral não se restringe ao candidato ou a partidos políticos. É preciso dominar o assunto para atender emissoras de rádio e televisão quando desejam realizar uma série de entrevista, instituto de pesquisa, grandes empresas que desejam fazer uma doação para determinado candidato, produtoras responsáveis pelos programas gratuitos para rádio e televisão etc.. Como se vê, há bastante espaço para o advogado que queira se especializar nessa área, e os grandes escritórios estão de olho nesses profissionais.
Podemos identificar dois tipos de atuação diferentes em direito eleitoral: alguns profissionais atuam pontualmente na época de eleições, quando trabalham intensamente, outros trabalham permanentemente com um candidato ou partido, independente das eleições.
Em termos financeiros, também as formas de remuneração são diferenciadas. Um advogado que atua para um partido, por exemplo, tem um salário fixo. Já um escritório que seja escolhido para atender um candidato ou uma emissora de televiao às vésperas da eleição presidencial fixa o valor dos honorários de uma outra forma.

Depoimentos de profissionais da Área
“Houve dia em que saí do escritório às 6 horas da manha. Não tinha sábado e domingo. A única vantagem é que a gente sabe quando tudo vai acabar.”
Eduardo Nobre

“Quem pretende atuar em direito eleitoral, principalmente em época de eleições, precisa ter boas sacadas. Não dá para ficar elaborando discursos muito complexos na hora de defender o cliente. Os prazos da justiça eleitoral costumam ser curtíssimos, 24 horas, e quem não souber desses detalhes específicos pode prejudicar o cliente. Ou seja, fica claro também que não há espaço para aventureiros; é preciso dominar o assunto para garantir um serviço de qualidade ao cliente.”
Eduardo Nobre

Direito Desportivo

Trata-se de uma nova área, muito promissora e também bastante rentável. Todos os recursos são acertados através de contratos, negociações e acordo. Tudo deve passar pelas mãos de um advogado especializado em direito desportivo.
Apesar de toda essa trajetória histórica do esporte, foi só a partir da década de 90 que o direito desportivos tomou um impulso e se tornou uma área atraente para jovens advogados.

Formação profissional:
No Brasil, geralmente ingressa nessa carreira aquele advogado que atua em outras áreas do direito, mas, por gostar muito de esporte, começa a estudar o assunto, ler, pesquisar. Quem pode ir para o exterior fazer um curso de especialização.

Atuação profissional:
O campo de trabalho para o advogado especializado na área é bastante amplo e baseia-se, principalmente, em três grandes ramos do direito: trabalhista, tributário e comercial.
E não é só isso. Como as atividades e eventos esportivos vêm se mostrando um negocio rentável, já aparecem os investidores financeiros, prontos para colocar seus milhões de dólares em clubes, na construção de estádios e etc.. Mas, para que isso aconteça, as entidades precisam se transformar em sociedades anônimas, publicar balanços confiáveis e funcionar perfeitamente dentro das leis.
A maior parte dos advogados especializados em direito desportivo atua em grandes escritórios. Isso porque é muito complicado abrir um escritório só para atender clientes nessa área. Ou, então, o profissional pode optar por trabalhar no departamento jurídico de um clube, uma federação ou sindicato vinculado ao esporte.

Depoimentos de profissionais da Área
“Todo mundo fala em profissionalização do esporte, porque estamos cansados de dirigentes amadores. Mas o primeiro passo para a profissionalização é transformar em atividade legal, isto é, andar
rigorosamente dentro da lei.”
Luiz Roberto Martins Castro

“Em 1951, assumi a diretoria jurídica do Botafogo, no Rio de Janeiro. E comecei a me interessar pela área porque vi que havia pouca gente que realmente entendia do assunto. Percebi que havia muito a ser explorado e, principalmente, que os clubes e os jogadores precisavam de profissionais que entendessem de direito desportivo para ajudá-los.”
Valed Perry

Direito do Consumidor

Trata-se de um mercado relativamente novo, carente de profissionais com especialização e dispostos a atuar ou na defesa dos
consumidores propriamente ditos ou orientando empresas.
A verdade é que a nova legislação mostrou aos consumidores seus direitos e eles resolveram exigir que as empresas respeitassem esses direitos. O resultado é um novo campo de trabalho para advogados.

Formação profissional:
Um dos melhores caminho para quem procurar essa área é procurar estágios durante a universidade. Em termos financeiros os que escolhem atuar em defesa das empresas, em escritórios, são bem mais pagos que os que fazem opção pela defesa do consumidor. Estes últimos, em geral, normalmente têm salários menores, mas são por um ideal. Cursos de especialização no Brasil e no exterior também ajuda a elevar os rendimentos.

Atuação profissional:
Em termos de campos de atuação, há duas grandes áreas: a defesa do consumidor, em organizações não-governamentais e institutos, e a orientação e defesa de empresas. Ou seja, um advogado que queira atuar na defesa do consumidor provavelmente vai trabalhar no Procon ou em institutos como Idec ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ).

Depoimentos de profissionais da Área
“É uma área muito promissora, não há muitos advogados atuando. Um jovem que tem especialização em direito do consumidor é um profissional que se destaca dos demais.”
Josué Rios
“Todo inicio é difícil, ate mesmo pela falta de conhecimento especifico, mas o advogado que abre mão de um cliente ou de uma causa por medo nunca progredirá.”
Rosana Chivassa

Direito Ambiental

O direito ambiental se apresenta como uma nova área, ainda em evolução e com características bem distintas.
O mundo inteiro está preocupado com esse assunto, e aprova disso é que as principais instituições financeiras que participam de programas de ajuda na ONU possuem critérios ambientalistas para financiar projetos.
O direito ambiental é regulamentador, preocupa-se em criar regras para caça, pesca, funcionamento das industrias, construção de lixões e ocupação da terra. Tanto assim que, hoje, está intimamente ligado ao direito agrário em virtude da preocupação com a distribuição responsável da terra.

Formação profissional:
Os advogados especializados em direito ambiental recomenda aos jovens profissionais interessados em ingressar na área que busquem uma especialização.

Atuação profissional:
É possível trabalhar em empresas cuja atividade principal esteja ligada ao uso de recursos naturais, em escritórios, grandes ou pequenos, e em Ongs (organização não-governamentais) empenhada em causas ambientais. A renda inicial pode variar, como em todas as áreas especializadas, mas o advogado costuma conseguir ótimos rendimentos ao longo da profissão.

Depoimentos de profissionais da Área
“Trata-se de uma área em expansão. Nenhuma empresa, hoje em dia, toma qualquer decisão sem levar em conta o meio ambiente.”
Paulo Bessa Antunes

“O direito ambiental é uma área nova e promissora. Mas o advogado recém-formado não deve pensar só em dinheiro, precisa, antes de mais nada, ver se tem amor pelo meio ambiente.”
Edis Milaré

Direito Agrário

Essa é uma boa área para advogados recém-formados, especialmente aqueles ligados à questão social. No Brasil, ainda estamos discutindo assuntos relacionados à divisão de terra, à reforma agrária, mas, na Europa, o direito agrário já se preocupa com outros pontos, tais como a diferença de renda entre produtores e industrias etc., por isso advogados especializados na área são cada vez mais requisitados.
Acredita-se que o Brasil vai avançar muito nessa área de direito agrário especialmente pelo potencial agrícola que tem, e a reforma agrária vai deixar de ser o foco das atenções.

Formação profissional:
Quem se interessa pela questão deve verificar se pode fazer a disciplina como opcional e, paralelamente, buscar cursos específicos.

Atuação profissional:
Para trabalhar como advogado agrarista, há dois caminhos distintos no Brasil de hoje, pelo menos enquanto o tema central for a reforma agrária: atuar na defesa de fazendeiros e grandes latifundiários que estão tendo suas terras desapropriadas ou ser advogados trabalhadores rurais reunidos em sindicatos, movimentos e federações. Não resta dúvida de que a primeira opção é mais rentável. Tanto de um lado quanto de outro, para ser advogado na área, o caminho mais comum é ingressar em escritórios já constituídos ou abrir seu próprio escritório. Há também a alternativa de prestar concurso e atuar como procurador do Incra.

Depoimentos de profissionais da Área
“Nos temos 5 milhões de produtores rurais e, na pauta de exportação brasileira, dos cincos primeiros itens, quatro são produtos agrícolas. Ou seja, há um enorme mercado para o advogado agrarista.”
Luiz Augusto Germani

“ A carreira é sem duvida promissora, basta dizer que foi um agrarista que recebeu um dos maiores honorários já pagos, 64 milhões de reais, em uma ação de desapropriação de terra em Ribeirão Preto.”
Augusto Ribeiro Garcia

Direito Marítimo

O direito marítimo oferece boas oportunidades para advogados. É área dominada por grandes companhias, embora existam algumas pequenas, e o Brasil tem enorme potencial. Há planos de investimentos em transporte marítimo. No Brasil também houve um crescimento no transporte marítimo de passageiros, basicamente com cruzeiros de lazer pela costa brasileira durante o verão.

Formação profissional:
Para aqueles que desejam ingressar na área, um item pode fazer a diferença: a disponibilidade de fazer um curso de especialização no exterior
Mas é bom que se diga: os investimentos na formação profissional de direito marítimo não são pequenos. A começar pela pós-graduação no exterior. É preciso, obviamente, dominar bem o inglês, inclusive para ter acesso à literatura produzida no exterior sobre o tema.

Atuação profissional:
Diante de cada nova questão, o advogado que atua nessa área precisa voltar a estudar e buscar informações nas mais diversas áreas do direito. O resultado pode ser um profissional especializado, mas com conhecimento do direito de maneira geral.

Depoimento de profissional da Área
“O Brasil é signatário de vários tratados e convenções internacionais, o que torna as coisas mais complicadas. Só para ter uma idéia, no Estados Unidos tudo é mais simples, porque o pais optou por criar leis próprias, em vez de participar de muitos tratados e convenções internacionais. Já o europeu tem experiência secular em transporte marítimo, nos não.”
Cláudia Haidamus Perri

Direito Espacial

É uma área de enorme futuro embora não tenha presente, ou seja, o direito espacial esta restrito ao meio acadêmico, e alguns poucos especialistas no assunto atuam também como consultores, na maioria das vezes, de órgãos públicos, como o Itamaraty. Mas no futuro pode haver uma grande demanda por advogados especializados na área. Acredita-se que em breve teremos normas para as questões surgidas e consequentemente, pendência judiciais e administrativas delas decorrentes. Desde modo, o advogado especializado será necessário. Em primeiro momento acredita-se que o grande fluxo de trabalho será na área governamental, através da Agencia Espacial Brasileira, mas, a médio prazo, o setor privado também vai ser requisitado para atura no Direito Espacial.

Formação profissional:
É necessário que tenha uma disponibilidade para fazer pós-graduação no exterior, além de dominar outros idiomas. Pois assim, terá um conhecimento amplo na área.

Atuação profissional:
Vale a pena se dedicar ao estudo de disciplinas como direito comercial e direito público. Os melhores centros de estudos de direito espacial, de acordo com a Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial, estão em Montreal, no Canadá, e na Holanda.

Depoimento de profissional da Área

“ Praticamente tudo que existe em direito espacial está em Inglês ou Francês.”
José Monserrat Filho

Direito Aeronáutico

Aborda as relações jurídicas, tais como: navegações aéreas, transportes, inclusive no campo doméstico e internacional da aviação civil. Abrange também as classificações de aeródromos, aeronaves, meios de navegação entre outros.

Formação profissional:
O direito aeronáutico é uma área recente, as mais tradicionais companhias aéreas já tem mais de 75 anos de existência, mas os casos relativos à industria aeronáutica eram quase sempre tratados por advogados especializados em direito comercial. Só com o crescimento das empresas, aumento das frotas e a sofisticação da aviação internacional é que surgiu a necessidade de um advogado especializado em direito aeronáutico.

Atuação profissional:
Em termos financeiros, tornar-se um advogado especializado em direito aeronáutico pode ser interessante, já que as questões envolvem sempre grandes somas de dinheiro.
Para quem gosta e pode investir um pouco mais na formação, não deixa de ser uma boa área. Os clientes podem ser poucos, mas são grandes.

Depoimentos de profissionais da Área
“ Com o inicio da Era Espacial em 1957, foi preciso, então criar uma noção de fronteiras entre os dois espaços, aéreo e espacial. São áreas distintas embora interligadas.”
José Monserrat Filho

“ Há casos de venda e arrendamento de aeronaves, de turbinas etc.. são cifras milionárias. É um bom mercado, mas é limitado; esperamos que cresça, mas nunca será explosivo.”
Gilberto Giusti

Direito Administrativo

Há algum tempo atrás, ninguém imaginava que o direito administrativo seria uma área tão interessante para os advogados. Pois até então quem gostava do direito administrativo tinha de prestar um concurso e atuar na advocacia da União, do Estado ou do Município. Só havia essa alternativa.

Atuação profissional:
Hoje o cenário é outro, porque a realidade brasileira também é outra. Empresas privadas assumiram os serviços de telefonia, fornecimento de energia elétricas etc. e passaram a se relacionar com o Poder Público. Por isso, têm de contar com a ajuda de advogados que entendam como funciona o estado do ponto de vista administrativo.
Setores que há anos não eram de tanto destaque foram ampliados. Um bom exemplo é a vigilância sanitária, que antes era um departamento do ministério da saúde e, agora, foi transformada em agência, com poderes para estabelecer normas e fiscalizar. Ou seja, cada vez mais, as empresas precisam contar com a ajuda de profissionais que dominem o direito administrativo e as ajudem a lidar com o Poder Público.

Formação profissional:
A disciplina direito administrativo faz parte do currículo mínimo determinado pelo ministério da educação para o curso de direito. No entanto, a especialização na área vai do interesse de cada um.

Depoimentos de profissionais da Área
“ É preciso prestar atenção no grande numero de licitações que a União, Estados e Municípios promovem. Fala-se em redução do estado, mas o que houve, de fato, foi uma transformação, demandando a presença do advogado para esclarecer as questões. Por tudo isso, hoje, em diversos escritórios de grande porte, já existe a figura do advogado especializado em licitações.”
Odete Medauar

“A graduação dá um conhecimento básico para o aluno; quam quer seguir a área de direito administrativo deve estudar sozinho ou buscar cursos complementares.”
Odete Medauar

Biodireito

O Biodireito é um campo muito amplo e exige do advogado muito conhecimento nas áreas de Biossegurança, Biologia, e Direito.

Há leis recentes que precisam ser conhecidas e entendidas a ciência tem evoluído de tão forma que até mesmo os advogados foram surpreendidos com o aparecimento de questões que não se encaixam em nenhuma das áreas tradicionais. De acordo com a advogada Patrícia Bono, presidente da sociedade Brasileira de biodireito coordenadora da Comissão de Bioética da OAB (Ordem dos Advogado do Brasil), em 1999 a entidade percebeu que assuntos como clonagem e alimentos geneticamente modificados não estavam sendo tratados por nenhuma comissão da OAB. Foi aí que surgiu a Comissão de Biodireito e Bioética. O objetivo era analisar os casos que fossem surgindo nessa área e buscar ema diretriz para o pensamento de advogados, juizes, promotores etc..


Formação profissional:

Embora a ciência progrida rápido, as regulamentações são mais lentas, e o advogado tem que acompanhar tudo o que acontece. Por isso, é fundamental dominar outros idiomas e usar com facilidade a internet.

Além de uma boa especialização, com títulos de mestre e doutor, o biojurista é, um advogado com postura diferente. Pois precisa aprender a se relacionar com outros especialistas, porque vai trabalhar com cientistas de outras áreas

Atuação profissional:

Atualmente, os advogados que começam a limitar nessa área trabalham mais em consultoria: poucos casos foram parar na justiça. No entanto aos poucos, as questões de bioética vão ficando mais claras, e as pessoas passam a saber que podem recorrer ao judiciário.


Depoimentos de profissionais da Área

“O progresso da ciências é muito rápido, mas os cientistas não podem fazer tudo. Também não basta criar a regulamentação, pois não podemos tirar a liberdade de investigação da ciências. É preciso buscar o equilíbrio do pendulo, e é isto que se procura através do biodireito”

Maria Celeste Cordeiro Leite Santos

“ Em termos financeiro, o biodireito ainda não é uma área tão rentável. Mas muita gente aposta que a situação vai mudar em pouco tempo. Dentro de cinco anos, um biojurista vai estar ganhando tanto quanto um tributarista”

Patrícia Bono