segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Administrativo

Há algum tempo atrás, ninguém imaginava que o direito administrativo seria uma área tão interessante para os advogados. Pois até então quem gostava do direito administrativo tinha de prestar um concurso e atuar na advocacia da União, do Estado ou do Município. Só havia essa alternativa.

Atuação profissional:
Hoje o cenário é outro, porque a realidade brasileira também é outra. Empresas privadas assumiram os serviços de telefonia, fornecimento de energia elétricas etc. e passaram a se relacionar com o Poder Público. Por isso, têm de contar com a ajuda de advogados que entendam como funciona o estado do ponto de vista administrativo.
Setores que há anos não eram de tanto destaque foram ampliados. Um bom exemplo é a vigilância sanitária, que antes era um departamento do ministério da saúde e, agora, foi transformada em agência, com poderes para estabelecer normas e fiscalizar. Ou seja, cada vez mais, as empresas precisam contar com a ajuda de profissionais que dominem o direito administrativo e as ajudem a lidar com o Poder Público.

Formação profissional:
A disciplina direito administrativo faz parte do currículo mínimo determinado pelo ministério da educação para o curso de direito. No entanto, a especialização na área vai do interesse de cada um.

Depoimentos de profissionais da Área
“ É preciso prestar atenção no grande numero de licitações que a União, Estados e Municípios promovem. Fala-se em redução do estado, mas o que houve, de fato, foi uma transformação, demandando a presença do advogado para esclarecer as questões. Por tudo isso, hoje, em diversos escritórios de grande porte, já existe a figura do advogado especializado em licitações.”
Odete Medauar

“A graduação dá um conhecimento básico para o aluno; quam quer seguir a área de direito administrativo deve estudar sozinho ou buscar cursos complementares.”
Odete Medauar

Nenhum comentário: