terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Internacional

Importações e exportações estão em evidencia no mundo inteiro, e há, a todo instante, um acordo sendo fechado entre duas empresas de paises distintos. Por outro lado, acordos e convenções internacionais, principalmente em relação ao comercio internacional, passam a ser de interesse de empresários. O campo de trabalho é grande, mas, como sempre, há certas exigências para quem pretende atuar com destaque na área.

Formação profissional:
Por ser uma disciplina do currículo básico, está presente em todos os cursos de direito, mas o que faz a diferença é a forma como é ministrado aos alunos.
Depois, com a globalização e com o advento do Mercosul, muitas empresas quiseram expandir sua atuação, e a demanda por advogados especializados nessa área cresceu.

Atuação profissional:
Pode se atuar como advogado empresarial para questão internacional: são profissionais que atuam no Brasil, mas estão envolvidas em questões que envolvem pessoas e empresas de diversos paises.
Também como advogada de empresas estrangeiras estabelecidas no Brasil: não é novidade para ninguém que empresas estrangeiras planejam obter a maior fatia possível do mercado consumidor brasileiro e, por isso, estão instalando suas unidades no Brasil. A partir do momento de suas instalações, passam a necessitar de apoio jurídico, a ser dado por advogados brasileiros que tenham um bom conhecimento de relações internacionais.
Pode se atuar no direito internacional público: regula as relações entre os países, quando os representantes das nações se reúnem, discutem questões de interesse geral, criam regras, tratados e convenções. Um advogado que atua nessa área pode ser consultor, atendendo empresas ou setores da economia, para analisar acordos e verificar até que ponto influenciam o negocio ou a economia de maneira geral, ou, ainda, pode atuar nos conflitos.
E por fim, no direito internacional privado: é basicamente, o conjunto de normas de cada país que trata da aplicação da lei nacional em casos que envolvem pessoas de diferentes nacionalidades.

Depoimentos de profissionais da Área
“Hoje, o campo de trabalho é muito vasto, oficialmente, mais de 2 milhões de brasileiros vivem fora do país.”
Rui Décio Martins

“As vezes, há conflito entre as leis de dois ou mais países, e o direito internacional privado tenta responder.”
Rabih Nasser

Nenhum comentário: