segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Agrário

Essa é uma boa área para advogados recém-formados, especialmente aqueles ligados à questão social. No Brasil, ainda estamos discutindo assuntos relacionados à divisão de terra, à reforma agrária, mas, na Europa, o direito agrário já se preocupa com outros pontos, tais como a diferença de renda entre produtores e industrias etc., por isso advogados especializados na área são cada vez mais requisitados.
Acredita-se que o Brasil vai avançar muito nessa área de direito agrário especialmente pelo potencial agrícola que tem, e a reforma agrária vai deixar de ser o foco das atenções.

Formação profissional:
Quem se interessa pela questão deve verificar se pode fazer a disciplina como opcional e, paralelamente, buscar cursos específicos.

Atuação profissional:
Para trabalhar como advogado agrarista, há dois caminhos distintos no Brasil de hoje, pelo menos enquanto o tema central for a reforma agrária: atuar na defesa de fazendeiros e grandes latifundiários que estão tendo suas terras desapropriadas ou ser advogados trabalhadores rurais reunidos em sindicatos, movimentos e federações. Não resta dúvida de que a primeira opção é mais rentável. Tanto de um lado quanto de outro, para ser advogado na área, o caminho mais comum é ingressar em escritórios já constituídos ou abrir seu próprio escritório. Há também a alternativa de prestar concurso e atuar como procurador do Incra.

Depoimentos de profissionais da Área
“Nos temos 5 milhões de produtores rurais e, na pauta de exportação brasileira, dos cincos primeiros itens, quatro são produtos agrícolas. Ou seja, há um enorme mercado para o advogado agrarista.”
Luiz Augusto Germani

“ A carreira é sem duvida promissora, basta dizer que foi um agrarista que recebeu um dos maiores honorários já pagos, 64 milhões de reais, em uma ação de desapropriação de terra em Ribeirão Preto.”
Augusto Ribeiro Garcia

Nenhum comentário: