segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Espacial

É uma área de enorme futuro embora não tenha presente, ou seja, o direito espacial esta restrito ao meio acadêmico, e alguns poucos especialistas no assunto atuam também como consultores, na maioria das vezes, de órgãos públicos, como o Itamaraty. Mas no futuro pode haver uma grande demanda por advogados especializados na área. Acredita-se que em breve teremos normas para as questões surgidas e consequentemente, pendência judiciais e administrativas delas decorrentes. Desde modo, o advogado especializado será necessário. Em primeiro momento acredita-se que o grande fluxo de trabalho será na área governamental, através da Agencia Espacial Brasileira, mas, a médio prazo, o setor privado também vai ser requisitado para atura no Direito Espacial.

Formação profissional:
É necessário que tenha uma disponibilidade para fazer pós-graduação no exterior, além de dominar outros idiomas. Pois assim, terá um conhecimento amplo na área.

Atuação profissional:
Vale a pena se dedicar ao estudo de disciplinas como direito comercial e direito público. Os melhores centros de estudos de direito espacial, de acordo com a Sociedade Brasileira de Direito Aeroespacial, estão em Montreal, no Canadá, e na Holanda.

Depoimento de profissional da Área

“ Praticamente tudo que existe em direito espacial está em Inglês ou Francês.”
José Monserrat Filho

Nenhum comentário: