segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Desportivo

Trata-se de uma nova área, muito promissora e também bastante rentável. Todos os recursos são acertados através de contratos, negociações e acordo. Tudo deve passar pelas mãos de um advogado especializado em direito desportivo.
Apesar de toda essa trajetória histórica do esporte, foi só a partir da década de 90 que o direito desportivos tomou um impulso e se tornou uma área atraente para jovens advogados.

Formação profissional:
No Brasil, geralmente ingressa nessa carreira aquele advogado que atua em outras áreas do direito, mas, por gostar muito de esporte, começa a estudar o assunto, ler, pesquisar. Quem pode ir para o exterior fazer um curso de especialização.

Atuação profissional:
O campo de trabalho para o advogado especializado na área é bastante amplo e baseia-se, principalmente, em três grandes ramos do direito: trabalhista, tributário e comercial.
E não é só isso. Como as atividades e eventos esportivos vêm se mostrando um negocio rentável, já aparecem os investidores financeiros, prontos para colocar seus milhões de dólares em clubes, na construção de estádios e etc.. Mas, para que isso aconteça, as entidades precisam se transformar em sociedades anônimas, publicar balanços confiáveis e funcionar perfeitamente dentro das leis.
A maior parte dos advogados especializados em direito desportivo atua em grandes escritórios. Isso porque é muito complicado abrir um escritório só para atender clientes nessa área. Ou, então, o profissional pode optar por trabalhar no departamento jurídico de um clube, uma federação ou sindicato vinculado ao esporte.

Depoimentos de profissionais da Área
“Todo mundo fala em profissionalização do esporte, porque estamos cansados de dirigentes amadores. Mas o primeiro passo para a profissionalização é transformar em atividade legal, isto é, andar
rigorosamente dentro da lei.”
Luiz Roberto Martins Castro

“Em 1951, assumi a diretoria jurídica do Botafogo, no Rio de Janeiro. E comecei a me interessar pela área porque vi que havia pouca gente que realmente entendia do assunto. Percebi que havia muito a ser explorado e, principalmente, que os clubes e os jogadores precisavam de profissionais que entendessem de direito desportivo para ajudá-los.”
Valed Perry

Nenhum comentário: