segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito do Consumidor

Trata-se de um mercado relativamente novo, carente de profissionais com especialização e dispostos a atuar ou na defesa dos
consumidores propriamente ditos ou orientando empresas.
A verdade é que a nova legislação mostrou aos consumidores seus direitos e eles resolveram exigir que as empresas respeitassem esses direitos. O resultado é um novo campo de trabalho para advogados.

Formação profissional:
Um dos melhores caminho para quem procurar essa área é procurar estágios durante a universidade. Em termos financeiros os que escolhem atuar em defesa das empresas, em escritórios, são bem mais pagos que os que fazem opção pela defesa do consumidor. Estes últimos, em geral, normalmente têm salários menores, mas são por um ideal. Cursos de especialização no Brasil e no exterior também ajuda a elevar os rendimentos.

Atuação profissional:
Em termos de campos de atuação, há duas grandes áreas: a defesa do consumidor, em organizações não-governamentais e institutos, e a orientação e defesa de empresas. Ou seja, um advogado que queira atuar na defesa do consumidor provavelmente vai trabalhar no Procon ou em institutos como Idec ( Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor ).

Depoimentos de profissionais da Área
“É uma área muito promissora, não há muitos advogados atuando. Um jovem que tem especialização em direito do consumidor é um profissional que se destaca dos demais.”
Josué Rios
“Todo inicio é difícil, ate mesmo pela falta de conhecimento especifico, mas o advogado que abre mão de um cliente ou de uma causa por medo nunca progredirá.”
Rosana Chivassa

Nenhum comentário: