terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Sanitário

O direito sanitário é uma carreira nova e muito promissora. Há carência de profissionais especializados em direito sanitário, e uma outra vantagem é que no Brasil existe bons programas de especializações.
Ele virou moda depois que a constituição foi promulgada em 1988, por causa da universalização do direito à saúde.
Formação profissional:
Quem se interessa fazer carreira no direito sanitário pode aproveitar para conhecer bem quatro áreas que serão fundamentais no exercício da especialidade: direito do consumidor, direito penal, direito civil e direito administrativo. Quem deseja se dar bem na área precisa conhecer bem as legislações especifica e dominar a linguagem técnica.

Atuação profissional:
Tudo que envolve a saúde, no campo publico ou privado, envolve o direito sanitário. Vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, registro de medicamentos, incluindo os genéricos, registro de alimentos e outras questões intimamente relacionadas com o biodireito, como inseminação artificial, são alguns assuntos relacionados ao direito sanitário. Na esfera privada, o melhor caminho para atuar na área é trabalhar em escritórios grandes, com especialistas de varias áreas, ou nas chamadas butiques, pequenos escritórios especializadíssimos.
Junto ao poder publico, é possível atuar como consultor ou funcionário contratado.

Depoimentos de profissionais da Área
“As secretarias de saúde, estaduais ou municipais, precisam de um advogado especializado em direito sanitário.”
Lenir Santos

“Tenho alunos que fizeram especialização em direito sanitário e estão ganhando muito dinheiro em escritório de advocacia.”
Sueli Dallari

Nenhum comentário: