terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Médico

No Brasil, ainda são poucos os profissionais especializados em direitos medico, alguns deles se formaram médicos e, depois, decidiram estudar direito, exatamente para atuar em casos ligados à responsabilidade civil do medico. Mas atualmente, já nas faculdades de direito percebe-se um interesse maior pelo assunto.
Os conselhos de medicina estão mais severos, e os médicos estão precisando cada vez mais recorrer a advogados especializados para se defenderem ou até se prevenirem de futuros problemas.

Formação profissional:
É preciso conhecer profundamente três ramos do direito, quase sempre envolvidos na questão de erro medico: direito civil, direito penal e direito administrativo. É preciso que um advogado conheça a fundo a rotina de um profissional de medicina, o funcionamento de um hospital, de uma clinica e mesmo as orientações dos planos de saúde aos médicos credenciados.

Atuação profissional:
Em termos de rendimento financeiros, o direito medico é interessante tanto para quem atua na defesa do medico ou do hospital, quanto para quem defende o paciente, supostamente vitima do erro.

Depoimentos de profissionais da Área
“As indenizações vão aumentar à medida que os médicos tiverem seguro, assim como os hospitais já têm. Nos EUA, já vi advogados da Virginia achando muito baixas as indenizações de 1,5 milhões de dólares e pleiteando valores mais altos.”
Roberta Lana

“O medico é a parte forte na relação com o paciente, então ele é quase sempre considerado culpado e os médicos ainda não estão preparados para enfrentar situações desse tipo.”
Rosana Jane Magrini

Nenhum comentário: