segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito de Família

O direito da família nunca foi especialidade de muito prestígio entre os advogados. Aliás, a figura do especialista em direito da família é algo recente, tem cinco ou, no máximo, 10 anos.
As mudanças foram consolidadas, no entanto, só com a constituição de 1988. antes da constituição, o direito da família trabalhava sobre o tripé casamento- sexo- reprodução; todas as demais formas de família eram ilegítimas, incluindo-se aí os filhos gerados fora do casamento, que se quer podiam ser registrados.
A constituição atuou em três sentidos: determinou que existem outras formas de família, estabeleceu que todos os filhos são legítimos e ainda que homens e mulheres são iguais perante a lei. Com isso tudo a demanda por advogado especializado em direito da família cresceu.

Formação profissional:
O mercado de trabalho está precisando de bons profissionais, no entanto, o direito da família exige, como varias outras carreiras, atributos especiais daquele que pretende percorrer um caminho de sucesso.
Se por um lado, a demanda por advogado especializado em direito da família é grande, por outro, os clientes exigem bons serviços. Ou seja, quem se sente seduzido pela carreira de direito da família deve procurar uma formação complementar.

Atuação profissional:
A postura de um advogado de família é fundamental. É necessário estabelecer limites da relação cliente/advogado, o advogado jamais deve se envolver emocionalmente com o cliente.
A atuação em direito de família é diferente das demais áreas. A começar pelo tipo de atendimento que o cliente deseja, mas personalizado: quer estar em contato com o advogado, quando muito aceita a figura de um assistente. Mas, via de regra, se sente mais seguro quando é atendido pelo próprio advogado. Afinal, estão em jogo questões muito intimas, e os casos são únicos, diferente do que acontece, por exemplo, com direito previdenciário.

Depoimentos de profissionais da Área
“Assim como os padres e os psicanalistas, os advogados de família são profissionais de escuta. É pesado, e a interdisciplinaridade pode ajudar. Eu mesmo fui buscar na psicanálise de Freud apoio para minha atuação como advogado. Os juizes, diante de um caso de família, ouvem o psicólogo e a assistente social antes de decidir. Foi aí que nasceu a chamada psicologia jurídica.”
Rodrigo da Cunha Pereira

“O direito de família proporciona um padrão de vida razoável, mas não é uma carreira para quem deseja enriquecer.”
Antonio Ivo Aidar

Nenhum comentário: