terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito de Propriedade intelectual

É denominado hoje de maneira mais ampla, incluindo não só o direito autoral, as chamadas criações do espírito, mas também marcas e patentes. Em outras palavras, o estudante ou advogado recém formado que se interessa por essa carreira vai ter de buscar por cota própria a formação exigida.

Formação profissional:
É muito importante ter facilidade com línguas, todos que se interessam pela carreira de direito de propriedade intelectual devem procurar ter experiência em outras áreas antes de se especializar. Isso depois vai ser um diferencial na carreira do advogado.

Atuação profissional:
Antes de optar por esta carreira, é preciso conhecer melhor o campo de trabalho. Vivemos a era da informação, por isso a propriedade intelectual está em evidencia, o que, certamente, torna a carreira mais atraente. Mas o campo de trabalho é restrito. Para obter sucesso, é preciso investir na formação e de destacar da maioria. Alias, como em todas as carreiras do direito e de outras profissões.
Um advogado especializado em direito da propriedade intelectual pode trabalhar para entidades de classe, empresas de entretenimento, associações de empresas, produtoras cinematográficas, emissoras de televisão, de radio, editoras, gravadoras, artistas, industrias, empresas de software, entre outros. Sem falar da internet, que se tornou um vasto campo de trabalho para advogados.

Depoimentos de profissionais da Área
“Quando houve o grande boom da internet nos anos 90, advogados recém formados passaram a ver o direito da propriedade intelectual com outros olhos. Mudou muita coisa com a internet e aumentou um pouco a demanda para nós advogados, porque há vários fatores de conflito.”
Ricardo Pinho

“Com a constituição, em 1988, o direito tributário viveu um excelente momento. O mesmo aconteceu com o direito da propriedade intelectual em 1996, com a lei de propriedade industrial e, em 1998, com a lei de direitos autorais.”
Gabriel Francisco Leonardos

Nenhum comentário: