segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Ambiental

O direito ambiental se apresenta como uma nova área, ainda em evolução e com características bem distintas.
O mundo inteiro está preocupado com esse assunto, e aprova disso é que as principais instituições financeiras que participam de programas de ajuda na ONU possuem critérios ambientalistas para financiar projetos.
O direito ambiental é regulamentador, preocupa-se em criar regras para caça, pesca, funcionamento das industrias, construção de lixões e ocupação da terra. Tanto assim que, hoje, está intimamente ligado ao direito agrário em virtude da preocupação com a distribuição responsável da terra.

Formação profissional:
Os advogados especializados em direito ambiental recomenda aos jovens profissionais interessados em ingressar na área que busquem uma especialização.

Atuação profissional:
É possível trabalhar em empresas cuja atividade principal esteja ligada ao uso de recursos naturais, em escritórios, grandes ou pequenos, e em Ongs (organização não-governamentais) empenhada em causas ambientais. A renda inicial pode variar, como em todas as áreas especializadas, mas o advogado costuma conseguir ótimos rendimentos ao longo da profissão.

Depoimentos de profissionais da Área
“Trata-se de uma área em expansão. Nenhuma empresa, hoje em dia, toma qualquer decisão sem levar em conta o meio ambiente.”
Paulo Bessa Antunes

“O direito ambiental é uma área nova e promissora. Mas o advogado recém-formado não deve pensar só em dinheiro, precisa, antes de mais nada, ver se tem amor pelo meio ambiente.”
Edis Milaré

Nenhum comentário: