terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Previdenciário

Não é uma área nova, no entanto, a novidade é que esta começando a crescer no mercado a demanda por advogados especializados em direito previdenciário.
Outro detalhe importante que ajuda a tornar o cenário ainda mais atraente é que a previdência, no Brasil, vive um momento especial.

Formação profissional:
O advogado não precisa buscar, necessariamente, a especialização assim que sai da faculdade; muitos precisam começar a trabalhar. O importante, especialmente no direito previdenciário, é não se acomodar e buscar cursos e programas de pós-graduação que ajudem a ampliar o campo de trabalho do advogado.

Atuação profissional:
Destaca-se três grandes áreas de atuação dentro do direito previdenciário. A começar pela previdência privada fechada; são os fundos de pensão de grandes empresas.oferece aos funcionários da empresa uma espécie de aposentadoria complementar. Um advogado pode atuar tanto do lado dos gestores de fundo, quanto do lado dos funcionários.
Já a previdência privada aberta; foi criada pelos bancos para complementar a aposentadoria publica. Pode ser cumulativa.o trabalhador paga um valor determinado por um período e depois começa a receber. Advogados especializados tanto podem trabalhar para os bancos como para os clientes desses bancos.
Por fim a previdência publica; é oferecida pelo INSS (Instituto Nacional Seguridade Social). Vive um desequilíbrio enorme entre arrecadação e despesa. Advogados especializados são requisitados por contribuintes insatisfeitos com o valor pago etc..

Depoimentos de profissionais da Área
“Posso dizer que é uma carreira promissora, também porque a previdência privada está crescendo muito no Brasil. Só para ter uma idéia de como as coisas são recentes, a legislação para previdência privada é de 2001. e estamos falando de planos de longo prazo, de 10, 15, 20, 30 anos; ao longo desse tempo, muitos problemas vão surgir, e as pessoas vão precisar de advogados especializados no assunto para brigar por seu direitos.”
Wagner Barela

“O mercado de trabalho está carente, mas de qualidade e não de quantidade de profissional na área.”
Pierre Moreau

Nenhum comentário: