terça-feira, 4 de novembro de 2008

Direito Tributário

É possível encontrar profissionais especializados em apenas um tipo de tributo, federal, estadual ou municipal. Há aqueles que se dedicam apenas ao impostos diretos (PIS, Cofins, Imposto de Renda) ou aos indiretos (ICMS, ISS, e outros). Há ainda uma tendência de especialização por área, direito tributário em e-commerce, na área de energia, direito tributário internacional etc.. Esse grau de especialização é resultado de um sistema tributário complexo, com mais de três mil normas que sofrem mudanças quase diárias.

Formação profissional:
Na faculdade estar atento a algumas disciplinas pode ajudar, e muito. O direito tributário está intimamente ligado ao direito constitucional, administrativo e processual civil, mas também tem relação com o direito penal, direito civil entre outras áreas, tais como contabilidade econômica.
O advogado tributarista não fica somente na parte jurídica, tem que fazer analise contábil e fiscal, precisa ter conhecimento de gerenciamento empresarial. Se não sabe como as coisas funcionam, não consegue enxergar maneiras de reduzir os gastos com tributos.



Atuação profissional:
Um advogado tributarista cuida da instituição, cobrança e arrecadação dos tributos e atende não só empresas, da micro até a grande, como também pessoas físicas.
Em termos financeiro, muitos advogados apontam o direito tributário como sendo uma das áreas do direito mais rentável. Saber idiomas pode fazer diferença.

Depoimentos de profissionais da Área
“O direito tributário tem fama de ser uma área rentável porque briga com o governo no sentido de reduzir a perda dos cidadãos e empresas com o pagamento de impostos.”
Roberto Quiroga Mosquera

“Na graduação, a gente só recebe os conceitos gerais de tributário, não existe nenhuma faculdade de direito que forme especialistas em direito tributário. É preciso buscar formação complementar para trilhar uma carreira de sucesso na área.”
Gilberto Luiz do Amaral

Nenhum comentário: