segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Direito Imobiliário

Esta é uma especialidade em direito que sempre foi uma boa opção, tem uma demanda estável, e que, como todas as áreas, esta se tornando cada vez mais especializada e mais rentável.
Em algum momento de nossas vidas, todos nós alugamos, compramos ou vendemos um imóvel. Transações imobiliárias não param; mesmo nos tempos de crise continuam acontecendo, podendo ser até mesmo impulsionadas, e exigem a atuação de um advogado.

Formação profissional:
Quem quiser se destacar na área e atender clientes que façam negociações maiores, preferencialmente empresas, precisa buscar uma formação complementar. É preciso não apenas estudar por conta própria, mas também buscar cursos paralelos, muitas vezes de curta duração, que complementem o aprendizado, incluindo cursos sobre direito ambiental e direito urbanístico, que são áreas afins.
O código civil deve levar imobiliárias a contratar advogados ou escritórios especializados.

Atuação profissional:
Em termos financeiros igualmente há mudanças.nas grandes transações imobiliárias, as cifras envolvidas são bem maiores, por isso os ganhos de um advogado junto a empresa s tendem a ser maiores, especialmente quando entram em cena grandes empreendimentos.
O papel do profissional do direito imobiliário é examinar a documentação e trabalhar para que aquela transação seja segura. Buscam na verdade, evitar uma compra envolvendo um imóvel que está sendo executado judicialmente ou que não esteja regularizado, por exemplo.

Depoimentos de profissionais da Área
“Para atuar como advogado imobiliário é preciso conhecer direito do consumidor, direito ambiental, direito urbanístico e até as regras do mercado financeiro, empréstimos, forma de garantia securitização. Os fundos imobiliários, por exemplo, estão em evidencia, e a atuação empresarial do advogado acaba levando o profissional a dominar outras matérias.”
Rodrigo Cury Bicalho

“Hoje, dificilmente alguém consegue se destacar no direito sem ter uma especialização. Não dá mais para exercer a advocacia só com os conhecimentos básicos. A responsabilidade civil do intermediador da negociação imobiliária, o corretor, fica clara no código civil de 2002. em uma simples locação, compra ou venda, o corretor está envolvido e pode ser responsabilizado legalmente.”
Paulo Hugo

Nenhum comentário: